terça-feira, 4 de maio de 2010

ANOREXIA E BULIMIA - Sintomas histéricos do século XIX

...Quando qualquer explicação psicológica para a histeria era ainda algo muito distante, ouvia alguns colegas médicos mais experientes e mais velhos dizerem que, em casos de pacientes histéricos que sofriam de leucorréia ( Corrimento vaginal), um aumento de catarro era geralmente seguido por uma intensificação dos distúrbios histéricos, principalmente “ PERDA DE APETITE E VÔMITOS”...

Esse relato de Freud , se fez em uma época em que o termo anorexia e bulimia ainda não eram muito bem compreendidos pela classe médica da época.(Segunda metade do século 19).

Retirado da Obra de Freud S. “ Um caso de Histeria e Três ensaios Sobre a Sexualidade” Voluime VII - Editora Imago 1974.

No final do séc. XIX Freud e Breuer, começaram a estudar os sintomas histéricos que acometiam algumas mulheres da época. Suas publicações à partir do séc. XX relatam sintomas pouco encontrados nos dias atuais em moças e mulheres jovens. Porque os sintomas mudaram ? Muito simples. Porque nos dias atuais, a sexualidade não se apresenta como naquela época. A liberdade e o entendimento são muito superiores que as do século XIX e início do século XX.

Porém dentre todos os sintomas e tipos histericos daquela época, os que se mantém com maior intensidade são dois: Anorexia e Bulimia.

Então que o vem a ser esses dois sintomas?

Esses sintomas são parte de uma manifestação psiquica onde o sujeito (ele ou ela) acometido ( na maioria mulheres) apresentam uma aversão ao alimento ou então comem compulsivamente e depois vomitam para que possam manter um peso ou aparência ideal. Isso seria uma neurose histérica moderna? Não creio. Creio sim, que dentre todas as manifestações histéricas, a única que restou com maior poder de perigo foram essas duas. Sabemos que qualquer distúrbio histérico é de natureza sexual, geralmente pelo impedimento da execução de algum desejo, seja ele proibido pelas normas da civilização ou mesmo pelo auto poder de sensura do superego. Essa teoria é baseada no fato de que em algum momento na fase oral dessa pessoa, a perda do seio materno ou a falta do mesmo tenha criado uma alteração na compreensão endopsíquca e que na fase pós puberdade esses conteudos se manifestem no inconsciente tentando abrir camilnho para a consciência. Não havendo assim a possibiliadade de resgate desse período o sujeito começa a ter alucinações de que o seu corpo está engordando e como protesto a isso ele recusa a ingerir ou começa a vomitar qulquer tipo de alimento, gerando então uma psicose alucinatória de engorda, quando na verdade o seu corpo está definhando. Casos como esses são muito comuns em mulheres que tiveram ou tem uma mãe presente e autoritária com pouco ou nenhum tipo de afeto. Mães que sempre cumprem um papel de tutora, como no caso de muitas manequins que tem que controlar o excesso de peso para que possam manter um visual perfeito. Esse controle é um retorno a fase em que a mãe fálica se apresentava como pessoa, mas sem o afeto necessário no momento da passagem da fase oral para a fase anal, ficando assim uma lacuna aberta que retorna de forma protestadora na pós - puberdade. O tratamento para esse sintoma ser faz através de medicamentos e internação nos casos mais graves onde o risco de vida se encontra presente e psicanálise ou psicoterapia fora dos surtos alucinatórios.

Por: Luiz Fernando Rodrigues Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Pesquisar este blog